Páginas

Translate

segunda-feira, 4 de março de 2013

Nefertiti a misteriosa

    Documentário de 1999, produzido pela BBC, que recupero aqui e agora porque continua a levantar hipóteses interessantes relativas ao paradeiro da múmia de Nefertiti.
Para os mais "exigentes" pode ser quase uma "heresia" (mas não foi também Nefertiti uma herética para uns quantos entendidos?) que destaque as teorias de Nicholas Reeves (acusado e, mais tarde, ilibado de traficar antiguidades egípcias, ao invés de aproveitar o privilegio que lhe fora concedido, de escavar no Vale dos Reis). Polémicas e acusações à parte, o que realmente me interessa é a teoria de que Nefertiti está realmente enterrada no Vale dos Reis e que, mais tarde ou mais cedo (hopefully!!!) aparecerá para nos maravilhar.
   Neste documentário podemos ainda revisitar a descoberta do túmulo de Tutankhamon, Akhenaton e Aton, Amarna, a descoberta da "correspondência" diplomática de Amenófis III e de Akhenaton, a bela Nefertiti e, que mais não seja, as sempre fascinantes imagens desse Egipto Antigo.
Enjoy...
Será que Nefertiti pode estar entre as múmias encontradas em kv 35? ou até mesmo em kv 55?
Quando houver notícias de kv 64 ou de kv 65 ouviremos outra vez dizer que é quase impossível que aí esteja Nefertiti?
Será que faz sentido que Ai, na urgência do enterramento de Tutankhamon, tenha espoliado os túmulos reais de Amarna?  
Será assim tão fora de questão que existam outros túmulos ainda por descobrir, na área que circunda o túmulo de Tutankhamon? se não houvesse arquéologos ousados e obstinados nas suas buscas, como Howard Carter o foi, provavelmente não teriamos esse túmulo tão falado do Faraó Tutankhamon.  

Sem comentários: