Páginas

Translate

quarta-feira, 6 de março de 2013

Nefertiti “A Bela Chegou” II



     Nefertiti, rainha do Egipto na  XVIIIª dinastia, esposa real de Amen-hotep IV (Amenófis IV)/Akhenaton, viveu, provavelmente, entre 1380 e 1345 a.c.

      Nefertiti é um dos nomes mais conhecidos do Antigo Egipto mas, também, um dos que permanece rodeado de muitas questões sem resposta.
        As incertezas começam assim que procuramos a sua filiação. Alguns estudiosos supuseram que era uma princesa estrangeira. No entanto, apesar de nenhum texto identificar o nome dos seus pais, as opiniões mais recentes afirmam que terá sido filha de Ay (oficial de Amen-hotep III/Amenófis III e mais tarde também ele Faraó) e da sua esposa Tiy /Tuyu. Sabe-se que Tiy /Tuyu foi a sua ama. Aceita-se que Nefertiti terá pertencido a uma família nobre e que, portanto, seja uma dama da corte.
Ay
    Inegável é também o seu enlace com Akhenaton de quem teve seis filhas: Meritaton, Meketaton, Ankhesenpaaton, Neferneferuaton, Neferneferuré e Setepenré (das filhas do casal nos ocuparemos brevemente). Em muitas das representações artísticas de Amarna é visível a ternura que o Faraó dispensa à sua esposa real e filhas. São várias as representações de cenas de intimidade familiar, que realçam a união da família produto, sem dúvida, da energia que o deus Aton diariamente lhes transmite.
Nefertiti (à direita), Akhenaton e três das suas filhas
A família protegida por Aton
Nefertiti e a filha
Nefertiti e Akhenaton de mão dada
Akhenaton e Nefertiti


Imagens retiradas de:
Ay http://farao.egypte-alles-over.nl/dynastie_18_13_Ay2.html
Neferiti, Akhenaton e as filhas http://www.dondeandoporai.com.br/museu-do-cairo-para-ver-a-historia-da-historia-in-loco/ e http://www.starnews2001.com.br/egypt/aque-nefer.htm
Nefertiti e uma das filhas  http://www.fascinioegito.sh06.com/farafami.htm
Nefertiti e Akhenaton http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/aton_o_primeiro_deus_unico_do_egito.html e http://www.starnews2001.com.br/egypt/louvation-amarna.htm

2 comentários:

Anónimo disse...

Este foi um interessante post Free iPhone 5 iPhone livre

Unknown disse...

Gostei e vou levar comigo, se mo permitir. :)