Páginas

Translate

sábado, 9 de março de 2013

Meritaton

     Meritaton, filha de Akhenaton e Nefertiti, foi princesa da XVIIIª Dinastia do Antigo Egipto. 
Meritaton
    Meritaton, cujo nome significa “Amada de Aton”, nasceu em Tebas, no primeiro ou segundo ano do reinado de Akhenaton (nessa altura ainda com o nome de Amenófis IV). A sua infância e juventude foram passadas em Akhetaton, a nova capital mandada erigir por seu pai. Como filha mais velha do casal real, Meritaton era a segunda dama da corte, antecedida apenas por Nefertiti, sua mãe e Grande Esposa Real. Tal como o demonstram vários vestígios provenientes de Amarna, Meritaton acompanha os seus pais, em diferentes ocasiões e, por vezes, surge também representada com as irmãs mais novas. 
Adorando Aton, com os seus pais
Ao colo de Akhenaton
     Existem, também, esculturas que a representam ao estilo amarniano.
Akhenaton beijando a filha
     Parece que durante o ano doze ou treze do seu reinado, Akhenaton concede a Meritaron o título de "Grande Esposa Real", mas não se sabe se esta união foi meramente simbólica, embora essa seja a hipotese mais viavel
     Mais tarde Meritaton parece ter desposado o sucessor do pai, Smenkhkare, faráo em torno do qual persistem muitas interrogações. Após a norte de Akhenaton torna-se difícil perceber o que terá acontecido a Meritaton uma vez que esse período é muito confuso. Quando, como morreu e onde está enterrada, permanecem ainda mistérios por resolver. 

Imagens retiradas de:
http://www.smolec.pl/kobiety/meritaton.htm
http://www.lind.org.zw/history/egyptiansite/Meritaton.htm
http://www.zazzle.com/depicting_amenophis_iv_nefertiti_and_daughter
http://www.answersingenesis.org/articles/utp/akhenaten-and-nefertiti-the-beautiful
Enviar um comentário